Os PCN’s instituem os temas
transversais em 6 áreas:
1. Ética que compreende respeito
mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.
2. Orientação Sexual que
compreende o corpo como matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenção de
doenças sexualmente transmissíveis.
3. Meio ambiente que compreende
os ciclos da natureza. sociedade e meio ambiente, manejo e conservação
ambiental.
4. Saúde que compreende auto
cuidado e vida coletiva.
5. Pluralidade Cultural que
compreende a vida das crianças no Brasil, o ser humano como agente social e
produtor da cultura e cidadania.
6. Trabalho e Consumo que
compreende as relações de trabalho (trabalho, consumo, meio ambiente e saúde,
meios de comunicação de massa, publicidade, vendas, direitos humanos,
cidadania).
Quando se trabalha temas
transversais na escola tem-se a facilidade de integrar as ações de modo
contextualizado através da interdisciplinaridade e transversalidade organizando
as várias disciplinas num eixo único para se trabalhar os conhecimentos de modo
coordenado.
Além destes temas instituídos
pelos PCN’s propomos outros temas para se trabalhar, os quais irão ajudar
a tratar questões importantes e urgentes para nossa sociedade, questões estas
como o individualismo exacerbado e suas consequências, a violência em todos os
seus aspectos, a falta de informação ou a informação equivocada que leva a
mortes ou ações desnecessárias e a falta de responsabilidade de muitos cidadãos
em assumir seus próprios atos ao agir inconsequentemente.
Os temas propostos podem estar
identificados nas áreas da ética, da orientação sexual, do meio ambiente, da
saúde, da pluralidade cultural ou do trabalho e consumo, porém estes recebam
nomes específicos e focalizam ações específicas.
São eles:
Aliança ou pacto que compreende acordos que as pessoas
podem estabelecer entre elas os quais objetivam a realização de fins comuns e a
responsabilidade em assumir as consequências quando o acordo é rompido sem
consenso das partes envolvidas.
Auto Governo que compreende assumir responsabilidades
pelos próprios atos. Quanto mais auto governo se tem pelas próprias ações,
menos controle se receberá de outras pessoas.
Caráter que compreende a soma de hábitos, virtudes
e vícios das pessoas (traços morais da personalidades de cada um) que devem ser
tratados na escola.
Individualidade que compreende que cada ser humano é único
com suas características e particularidades que distinguem os indivíduos. Não
existe dois seres humanos iguais.
Mordomia que compreende que cada um deve ter a
responsabilidade de cuidar de tudo que lhe vier às mãos, sendo de suas posses
ou de outros.
Soberania que compreende que embora a educação seja
laica, o ser humano tem curiosidade de saber sobre sua origem e da origem de
todas as coisas que existe e que há um ser que é soberano e que sustenta
o firmamento no céu e que controla os limites dos mares e que criou a
engrenagem do corpo humano com um cérebro fantástico e que criou as flores,
etc. E que esse ser supremo é Deus.
Semeadura e Colheita que compreende que tudo aquilo que se
plantar se colherá, ou seja, toda ação tem uma reação, cada ato traz uma
consequência se positivo, positiva se negativo, negativa.
Os temas transversais instituídos
pelos PCN’s permeiam todas as áreas do conhecimento do currículo escolar e
atendem a necessidade de um trabalho mais significativo e expressivo de
temáticas sociais na escola, enquanto que os temas propostos neste texto
atenderá além das temáticas sociais, também as temáticas psicológicas. São
temas que envolvem aprender sobre a realidade para interferir nesta realidade a
fim de transformá-la.
De: Eliane. S. Silva
Fontes:
- Canal do Educador –
Amélia Hamze.
- Wikipédia
- F.A.C.E. Fundação para a
Educação Cristã Americana – Rosalie Slater e Verna M. Hall.
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